Atividades A e B
Enterro na Rede
Rede não é só preguiça (legenda pessoal)
Percebe-se em "Enterro na Rede" dois homens altos e fortes, carregando uma rede, aparentemente pesada, e uma mulher com os braços esticados, como se estivesse pedindo para Deus a consola-la, ou como se tivesse se jogado ao chão, tamanho desespero ao ver um ente querido morrer na rede. As corres escuras também dão a impressão de enterro e percebe-se também uma pessoa ao fundo, orando. Os pés descalços indicam a simplicidade das pessoas na obra. E a terra com pedras e mais clara indica a infertilidade da mesma.
Retirantes
Tristeza Sazonal (legenda pessoal)
Da esquerda para direita: Pode se ver no céu já escurecendo, criaturas aladas negras, semelhantes à morcegos. No Canto inferior esquerdo há um osso e várias pedras, demonstrando uma terra infértil.O homem por trás mostra-se raquítico, com os músculos estriados à mostra, como se não tivesse nem mais pele e possui um apoio de madeira para conseguir andar.A mulher logo a baixo parece usar uma mascara para ocultar o estado de seu rosto; a pele também parcece apodrecendo e ela carrega um filho no colo, que também parece não ter pele. A mulher seguinte parece estar em melhor estado; carrega uma trouxa, provavelmente com suas coisas, e um embrulho menor, que parece um bebê, cuja cabeça despencada sobre os ombros lhe faz parecer morto, também devido a tonalidade branca, denunciando a fome. Um pouco mais a baixo se vê uma criançam com feições semelhantes a um macaco, com roupas simples, mas igualmente raquítico. Ao lado se vê um homem de chapéu e espingarda; suas roupas parecem feitas de jornal, e sua face é branca e com os olhos negros, remetendo a um fantasma ou um zumbi. Há também duas crianças, com olheiras e visivelmente doente, sendo que uma é bem perceptível a esquistossomose.
Criança Morta
Água no sertão(legenda pessoal)
Podemos perceber o por do sol ao fundo, como nas outras obras, também notamos a falta de fertilidade da terra. Há uma família encurvada sobre o corpo do mais novo da família, um esqueleto com sangue nos olhos e na boca. A irmão parece segurar a cabeça, indicando que era extremamente novo, pois os bebês precisam que segurem-lhe a cabeça, devido à falta de força no pescoço, as roupas simples, e uma trouxa de roupas no chão. O pai parece ser o que mais se lamenta. As roupas das crianças estão todas rasgadas, todos com os pés no chão e as pernas e braços parecendo sem pele, indicando a fome.
Da fraternidade
Há 12 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário